Results for 'Uma Teoria Integrada Sobre O. Carisma'

1000+ found
Order:
  1. A questão do sentido na filosofia atual 3.Uma Teoria Integrada Sobre O. Carisma, Expansionismo Soviético E. Segurança Continental, E. TÉCNICA, A. Corte Interamericana Dos Direitos Humanos & Gilberto Freyre - 1980 - Convivium: revista de filosofía 23.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    Teoria da educação: contributos ibéricos.João Boavida & Ángel García del Dujo (eds.) - 2007 - Coimbra: Impr. da Universidade de Coimbra.
    A educação sempre foi um fator determinante na vida dos homens e das sociedades, mas hoje ganhou enorme relevância sendo um dos grandes temas da atualidade pela sua importância tanto no presente como para o futuro. Para a educação confluem hoje inúmeros contributos científicos, tanto das ciências sociais e humanas como das ciências empíricas, sem que o fundo social, cultural, espiritual e moral que a educação é deixe de correr incessantemente como um rio profundo que, todavia, os ventos e as (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  19
    Propositional logic: response to Ken López-Escobar.O. Chateaubriand - 2008 - Manuscrito 31 (1):115-120.
    Ken López-Escobar questions the timeless status of various entities—propositions, numbers, etc.—as well as my characterization of pure propositional logic as an ontological theory. In my response I argue that my characterization of propositional logic does not depend on timeless propositions, or on other abstract truth bearers, but is a characterization in terms of truth relations between any truth bearers. I also discuss his views on numbers as cultural constructs, as well as his use of quantification in propositional logic.Ken López-Escobar questiona (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  34
    Há Uma teoria física em Descartes? O estudo do arco-íris.Samuel Simon, Almir Serra & Ruslane Bião - 2004 - Philósophos - Revista de Filosofia 9 (2).
    O presente trabalho utiliza a chamada “concepção semântica” das teorias físicas para examinar o estudo realizado por Descartes sobre o fenômeno do arco-íris. Essa concepção parece ser a mais adequada para esse caso, tendo em vista o privilégio dos modelos na abordagem cartesiana. Nesse sentido, não parece ser possível concluir que esse estudo se configure como uma teoria física, como estimam alguns autores, embora Descartes tenha obtido valores corretos para o raio do arco-íris,ao fazer uso da lei de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  21
    Teorias sobre o lembrar: causalismo, simulacionismo e funcionalismo.André Rosolem Sant'Anna & Kourken Michaelian - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (3):8.
    O que é o lembrar? Quando podemos dizer que um sujeito lembra um evento do passado? Essas são duas questões centrais na filosofia da memória, uma área que vem experimentando uma rápida expansão nos últimos anos. Por quase meio século, a teoria causal da memória, inicialmente proposta por Martin e Deutscher, dominou o debate sobre como devemos responder às duas questões iniciais. Mais recentemente, no entanto, a teoria causal se tornou alvo de duras críticas, o que motivou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  10
    Considerações Sobre o Sentido da Passividade No Pensamento de Sartre: O Paradoxo da Existência Passiva de Uma Subjetividade Espont'nea.Thana Mara de Souza & Tiago de Oliveira Carvalho - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):132-156.
    O objetivo do nosso artigo é analisar como Sartre articula a relação entre a atividade e a passividade da subjetividade. Em primeiro lugar, argumenta-se que a fenomenologia desenvolvida nos anos 30 não desconsidera os fenômenos nos quais a consciência aparece alienada de sua espontaneidade, tais como o medo, o sonho, a alucinação, etc. Na verdade, notar-se-á que a compreensão da passividade da consciência ocupa um lugar central na totalidade das obras iniciais. Será a partir desse plano de fundo que faremos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Uma análise sobre o conceito de humilhação: Nussbaum, Honneth, Margalit.Diana Piroli - 2016 - Seara Filosófica 12:98-112.
    Em Uma Teoria da Justiça John Rawls ao eleger como bem primário mais importante as bases sociais do autorrespeito (autoestima), aponta que a capacidade do indivíduo de reconhecer seu próprio valor moral e a legitimidade do seu plano de vida também é objeto de justiça social. Martha Nussbaum, Axel Honneth e Avishai Margalit defendem que a humilhação privaria os indivíduos de respeitarem (ou estimarem) a si mesmos. Neste artigo será salientado como cada autor, à sua maneira, salienta pontos (...) a humilhação: a humilhação institucional (Avishai Margalit), a humilhação como a face pública da vergonha social (Martha Nussbaum), e por fim a humilhação como rompimento de expectativas normativas de reconhecimento (Axel Honneth). (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  25
    Contribuições para uma teoria antropológica na leitura de Deleuze sobre Hume.Carlos Fernando Carrer - 2023 - Griot 23 (2):160-170.
    O propósito deste artigo é apresentar a teoria antropológica que deriva do processo de constituição da subjetividade tal como o encontramos na leitura de Deleuze sobre Hume. Entende-se por “teoria antropológica” uma teoria que busca responder ao problema das interações entre natureza e cultura, bem como compreender a posição que o ser humano ocupa no interior dessa relação. Faremos isso reconstituindo alguns passos de _Empirismo e subjetividade _(1953), primeiro livro de Deleuze dedicado ao pensamento de Hume, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Hábitos deficientes vs. o problema do “contrato original”: notas sobre uma teoria política em David Hume.Bruno Simões - 2016 - Discurso 46 (1):127-150.
  10. Uma nota sobre uma teoria medieval acerca de inexistentes.Ernesto Perini-Santos - 2018 - Ética E Filosofia Política 3:109-128.
    Algumas soluções medievais para o sofisma ´omnis homo de necessitate est animal´ postulam um tipo especial de ser, o ser da essência (esse essentiae), que explica como uma predicação necessária pode ser verdadeira sobre seres cuja existência é contingente. O ser da essência, distinto do ser efetivo (esse actuale), admite apenas propriedades necessárias. Deste traço se seguem duas diferenças em relação a teorias meinonguianas acerca do não ser. Inicialmente, segundo Meinong, o tipo de propriedade de um objeto é independente (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Uma Abordagem Sobre o Contextualismo Epistêmico.Tiegue Vieira Rodrigues - 2016 - O Que Nos Faz Pensar (nº38):161-182.
    Resumo O Contextualismo Epistêmico é conhecido por alegar oferecer a melhor resposta para alguns dos principais problemas epistemológicos, dentre eles o problema gerado pelos paradoxos céticos e, por conseguinte, por deter o conhecimento sobre muitas coisas que ordinariamente julgávamos já conhecidas. Da mesma forma, seria uma via capaz de manter a validade do princípio de fechamento dedutivo. O presente texto pretende analisar a teoria contextualista, conforme apresentada por Stewart Cohen, mostrando como o contextualismo resolve essas questões. Na primeira (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  31
    Uma filosofia da história tornada sóbria sobre o papel da filosofia da história na teoria crítica da sociedade de Jürgen Habermas.Georg Lohmann - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (3):203-224.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  3
    Schopenhauer e os conhecimentos intuitivo e abstrato: uma teoria sobre as representações empíricas e abstratas.Eduardo Ramos Coimbra de Souza - 2015 - São Paulo: Cultura Acadêmica Editora.
    Os textos aqui reunidos se oferecem como possíveis leituras da problemática do Outro na literatura, pertencente a diversas esferas e recortado conforme a perspectiva crítica adotada em seu enfoque pelos autores. O propósito maior desta coletânea, portanto, é fornecer ao leitor reflexões e questionamentos sobre os aspectos implicados na relação eu x outro presentes nas manifestações literárias tomadas como objeto de análise. Desse modo, os gestos de escrita e leitura serão dimensões em relevo ao longo deste livro, complementando-se e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  43
    Sismogramas do choque: considerações sobre o choque em "Teoria da vanguarda", de Peter Bürger, e em "Filosofia da nova música", de Theodor W. Adorno.Eduardo Socha - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):133-152.
    Em "Teoria da vanguarda", de Peter Bürger, o choque é compreendido como o artifício intencional dos movimentos de vanguarda contra a autonomia do esteticismo modernista, a fim de devolver a arte à práxis vital. Adotando uma perspectiva distinta, o choque, para Adorno, expõe antes a crise da experiência da formalização do tempo decorrente da incongruência entre as forças produtivas e as relações de produção na sociedade industrial, sendo que dois caminhos artísticos distintos derivam da inflexão histórica da crise da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Retomando a discussão sobre o papel dos valores nas ciências: a teoria econômica dominante é (pode ser) axiologicamente neutra?Brena Pm Fernandez - 2006 - Episteme 11 (23):151-176.
    Dentre os problemas tradicionais da Epistemologia, uma das controvérsiasmais persistentes é a questão da inserção versus isenção de valores naciência. Filiando-se a uma longa tradição crítica, o filósofo Hugh Laceydesenvolve um exame contundente acerca dos fundamentos da ciência emsua interação com a sociedade, questionando a noção tradicional deneutralidade científica. Pretendemos nesse trabalho estender a crítica deLacey às ciências sociais, e especificamente à Economia. Argumentamosque a ortodoxia da ciência econômica moderna , atravésda incorporação do paradigma mecanicista da física clássica, bem comode (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  19
    Sobre o ceticismo acadêmico de Huet, Foucher e Hume.Flávio Miguel De Oliveira Zimmermann - 2008 - Cadernos Espinosanos 18:71.
    Richard Popkin, no capítulo VII de sua “História do ceticismo de Erasmo a Spinoza”, apresenta uma tendência predominante na filosofia moderna de rejeitar o ceticismo pirrônico, por ser demasiado destrutivo, e o dogmatismo extremo, por ser questionável. A solução para esses partidários foi a de adotar um ceticismo que Popkin denomina mitigado ou construtivo, isto é, uma teoria que reconheça a impossibilidade de alcançarmos as verdades absolutas acerca da natureza e realidade, mas que admita a possibilidade de um certo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A Idéia de uma "Nova Ordem" ou o Remapeamento do Caos: Ensaio Sobre a Sistematização do "Mundo Vital".Antônio Basí­lio Novaes Thomaz de Menezes - 1995 - Princípios 2 (3):09-12.
    o presente ensaio traz uma breve reflexao sobre a perspectiva habermasiana de sistematlzacao do "mundo vital", examinada no quadro histórico da questao da "pós-modernidade". Esta trata da relacao, apontada por HABERMAS (03:t II), entre as esferas do "sistema" e do "mundo vital", aplicada em termos de uma teoria da sociedade que se coloca frente a ideia de uma "nova ordem mundial".
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  17
    Por uma teoria da justiça feminista.Tatiana Vargas Maia & Camila Palhares Barbosa - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41469.
    Este artigo tem o objetivo de apresentar e desenvolver as críticas feministas à Teoria da Justiça de John Rawls, especialmente por meio do diálogo e das contribuições de Martha Nussbaum e Susan Okin para um liberalismo feminista. Para tanto, discutimos três pontos centrais no debate entre essas duas filósofas feministas e Rawls: a) a noção de família como uma instituição básica da sociedade; b) a distinção entre doutrinas morais abrangentes razoáveis e não razoáveis; e c) a concepção de pessoa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Sobre o significado do formalismo jurídico de Kant.Alexandre Hahn - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (2):34-48.
    O presente trabalho tem por objetivo fornecer uma resposta à crítica direcionada pelo jurista Fábio Konder Comparato ao formalismo jurídico de Kant. Explicarei porque essa crítica se equivoca quando identifica, na Doutrina do Direito de Kant, uma Teoria do Direito incompleta e insatisfatória. Para tanto, pretendo mostrar que o propósito do filósofo alemão não era apresentar uma teoria do direito, mas sim uma Metafísica do Direito. O que explica, por conseguinte, a razão para o direito ter sido concebido (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Conflitos morais insolúveis e teorias normativas: uma abordagem preliminar sobre consistência moral.Lauren de Lacerda Nunes & Gabriel Garmendia da Trindade - 2011 - Princípios 18 (30):85-100.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} O presente artigo aborda dois tópicos específicos em ética: o problema dos conflitos morais em filosofia e a questáo da consistência em teorias morais. A relaçáo entre conflitos morais e consistência moral estabelecida neste trabalho foi realizada graças à natureza de alguns tipos de conflitos morais, a saber: os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Conflitos morais insolúveis e teorias normativas: uma abordagem preliminar sobre consistência moral.Lauren de Lacerda Nunes & Gabriel Garmendia da Trindade - 2011 - Princípios 18 (30):85-100.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} O presente artigo aborda dois tópicos específicos em ética: o problema dos conflitos morais em filosofia e a questáo da consistência em teorias morais. A relaçáo entre conflitos morais e consistência moral estabelecida neste trabalho foi realizada graças à natureza de alguns tipos de conflitos morais, a saber: os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Esboço de uma teoria sem'ntica da informação.Yehoshua Bar-Hillel & Rudolf Carnap - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (2):134-198.
    Neste artigo, Bar-Hillel e Carnap apresentam pela primeira vez as ideias básicas de uma teoria da informação semântica. O conceito de informação, baseado em sentença declarativa em uma dada linguagem, é definido pelo conteúdo descritivo expresso pelas sentenças. A quantidade de informação é calculada com base em um conjunto de funções lógicas probabilísticas sobre conjuntos de conteúdos descritíveis. Esta teoria tem aplicabilidade dedutiva e indutiva, significando um marco para o desenvolvimento das teorias filosóficas da informação.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  55
    Sobre o De Magistro, de Santo Agostinho.João Azevedo Abreu - 1996 - Trans/Form/Ação 19:211-219.
    This paper is divided in two parts. At first, we show the different roles played by quotations all through Saint Augustin's De Magistro. We compare then the structure in which the text is established to the theory that is developed over there. From such a comparison, we can see that in the mentioned text a theory of language isn't philosophically fundamental and that a dialogue isn't the best way to reach the truth.Este artigo está dividido em duas partes. Primeiro, mostramos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  4
    O direito a ter direitos como uma teoria do reconhecimento.Paulo Henrique Araújo da Silva & Victor Sales Pinheiro - 2024 - Controvérsia 20 (1):118-133.
    O presente artigo discute o direito a ter direitos, compreendido como a formulação de uma personalidade jurídica a partir da qual são atribuídos direitos legais aos indivíduos. A partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, a problemática desenvolvida nesta pesquisa consiste em ampliar esse conceito para além de seu diagnóstico político-jurídico, compreendendo a ideia de descartabilidade decorrente de sua destituição pelos regimes totalitários como uma consequência da mudança de percepção moral sobre a humanidade. A hipótese a ser analisada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    Anotações Sobre O Tema Da Religião Na Nova Sociedade Pós-Secular.Flavio Beno Siebeneichler - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5:105-122.
    Pretendo mostrar neste trabalho que a teoria crítica da sociedade construída sobre o conceito de agir comunicativo implica uma compreensão não convencional da religião. O tema da religião perpassa as várias fases obra habermasiana. Convém notar, todavia, que suas reflexões, apesar de não seguirem uma única linha de abordagem, buscam sempre aprimorar um critério que permita à sua filosofia pós-metafísica absorver potenciais semânticos da religião.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  55
    A arte moderna como historicamente-sublime um comentário sobre o conceito de sublime na teoria estética de TH. Adorno.Verlaine Freitas - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (127):157-176.
    O objetivo do texto é propor uma interpretação do conceito de sublime na Teoria estética de Theodor Adorno, partindo do confronto com leituras significativas de outros comentadores, de modo a fornecer uma concepção que associe o movimento de transcendência e alteridade da forma estética à dinâmica histórico-processual das obras. The objective of this paper is to propose an interpretation of the concept of sublime in the Aesthetic Theory of Theodor Adorno, starting with the confrontation with meaningful readings of other (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27. Sobre o reconhecimento incoerente do dolo eventual no âmbito do finalismo.Wilson Franck Junior - 2012 - Revista Brasileira de Ciências Criminais - RBCCrim 98:169-205.
    O autor analisa os postulados do finalismo e retira suas consequências para a delimitação do conceito de dolo. Dentre essas consequências, defende que o reconhecimento do dolo eventual na estrutura finalista do delito acontece de forma incoerente, devido, sobretudo, aos postulados que fizeram do finalismo uma das teorias mais aceitas pela doutrina, a saber: o respeito às estruturas lógico-objetiva e a inclusão do dolo no tipo subjetivo.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  19
    Sobre o populismo em Ernesto Laclau e Nadia Urbinati: lógica da política ou desfiguração da democracia?Francisco de Assis Silva - 2023 - Griot 23 (2):99-114.
    O populismo contemporâneo tem suscitado profícuos debates entre os teóricos políticos, tais como Ernesto Laclau, com a sua teoria do discurso atrelada à psicanálise, defendendo a ideia de que o populismo representa a lógica da política; e Nadia Urbinati, que compreende o populismo como a desfiguração da democracia. O desdobramento deste embate de ideias levará à análise de uma figura importante para o populismo: o líder populista. Se para Laclau a noção de _significante vazio_ expressa o sujeito coletivo na (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. “Uma história heroica da modernidade”: comentários sobre O Eu impertinente de Josef Früchtl.Carla Milani Damião, Jadson Teles Silva, Joyce Neves de Campos & Talita Trizoli - 2012 - Revista Inquietude 3 (1):140-183.
    parte i: modernidade, subjetividade, Hegel e o Western Resumo: Trata-se de apresentar aspectos da teoria de Josef Früchtl sobre a subjetividade moderna, com base em uma associação do “Eu” filosófico e a figura do herói encontrada em alguns gêneros cinematográficos. Neste artigo, o foco será a relação entre a filosofia de Hegel e o gênero do Western, além da introdução aos princípios gerais sobre o fenômeno da modernidade e seus três estratos: o clássico, o agonal e o (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    Considerações sobre o conceito de liberdade comunicativa na filosofia habermasiana.Flavio Beno Siebeneichler - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):43-58.
    A liberdade comunicativa constitui um pressuposto essencial da teoria do agir comunicativo, de Habermas. Ela tem a ver com a possibilidade de uma pessoa se posicionar criticamente quanto a pretensões de validade de um interlocutor, as quais acompanham inevitavelmente exteriorizações linguísticas. Este conceito se liga internamente ao de autoria responsável e de vontade livre. O presente artigo pretende chamar a atenção para a relevância dessa concepção de liberdade em duas esferas: em primeiro lugar, na área das pesquisas sobre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. A paz perpétua e a educação: uma análise sobre o projeto kantiano.Celso de Moraes Pinheiro - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):31-52.
    Este artigo analisa as teses centrais dos textos: À paz perpétua e Sobre a pedagogia, de Kant. Nos últimos anos, percebe-se que a teoria da paz, apresentada por Kant, tem um papel crucial nos debates acerca das relações internacionais. O cosmopolitismo de Kant defende a prioridade dos direitos humanos como a base para a validade de leis internacionais e para a legitimação da soberania nacional e as regras do Estado. Assim, o conceito de homem como �fim em si� (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    Reflexões sobre o contexto histórico, respaldo legal e ensino de matemática para pessoas em tratamento de saúde.Eunice Cajango & Elielson Sales - forthcoming - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias.
    O presente trabalho tem como finalidade tecer reflexões a respeito do contexto histórico, respaldo legal e atuação docente junto a educandos em tratamento de saúde, em particular no que tange a desafios e possibilidades no ensino de Matemática. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, a partir do recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em nível de doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas e defendida junto à Universidade Federal do Pará (UFPA). A análise e discussão dos dados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  21
    Notas sobre o problema do realismo científico.Tiago Oliveira - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):47.
    O problema envolvendo o estatuto ontológico das entidades inobserváveis postuladas pelas teorias científicas é um dos mais centrais em filosofia da ciência. O objetivo deste pequeno artigo é o de oferecer um mapa dos posicionamentos mais recentes, sem a ambição de aprofundá-los. O enfoque será nos principais argumentos a favor e contra a capacidade de a ciência descrever corretamente a realidade natural inobservável. Mais especificamente, exporei o argumento do sucesso para o realismo e uma variação do mesmo, bem como as (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  34.  25
    David Hume e o “número de Dunbar”: uma abordagem evolucionista sobre os fundamentos da moralidade.Marcelo de Araujo - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (1):89-106.
    O objetivo deste artigo é caracterizar o conceito de justiça como uma convenção social indispensável para a emergência de obrigações morais no contexto de grupos que ultrapassam o “numero de Dunbar”. O artigo retoma, por um lado, a teoria da justiça proposta por David Hume na terceira seção de Uma Investigação sobre os Princípios da Moral, e, por outro lado, a hipótese de Robin Dunbar acerca do número máximo de indivíduos com os quais uma pessoa pode manter relações (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  76
    Sobre o uso de princípios teleológicos na filosofia, de Kant.Marcio Pires - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):211-238.
    O conceito de memes surgiu em 1976 com Richard Dawkins, como um análogo cultural dos genes. Deveria ser possível estudar a cultura através do processo de evolução por seleção natural de memes, ou seja, de comportamentos, ideias e conceitos. O filósofo Daniel Dennett utilizou tal conceito como central em sua teoria da consciência e pela primeira vez divulgou para o grande público a possibilidade de uma ciência dos memes chamada "memética". A pesquisadora Susan Blackmore (1999) foi quem mais se (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    A melancolia como pivô das tópicas freudianas: notas sobre o descentramento da subjetividade.Diego Luiz Warmling & Petra Bastone - 2022 - Aufklärung 9 (3):161-176.
    O inconsciente, a grande descoberta freudiana, foi o responsável por toda a composição da teoria psicanalítica. Como toda teoria, passou por adaptações de acordo com as descobertas de Freud, que se via na necessidade de reestabelecer as regras e os meios de funcionamento do aparelho psíquico. Através das antinomias pulsionais, das topologias relativas ao inconsciente e, em particular, da melancolia como pivô entre tópicas, mostraremos como Freud possibilita pensar não só as consequências da perda objetal, mas como esta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  60
    O direito, introdução e teoria geral: uma perspectiva luso-brasileira.José de Oliveira Ascensão - 1978 - Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    “Reflexão transcendental sobre o homem” e “Filosofia Crítica”.José Edmar Lima Filho - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36303.
    Neste artigo introdutório pretendo contribuir com o debate a respeito da importância das discussões sobre a “antropologia” em Kant, na medida em que compreendo que a relação dessa com outras regiões do pensamento kantiano pode produzir uma interpretação mais próxima entre a filosofia de Kant e a realidade concreta. Para cumprir esse intento, sugiro que existe a possibilidade de se pensar a Filosofia Crítica sustentada por uma “teoria da subjetividade” que se aproxima de uma “reflexão transcendental sobre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  35
    Uma leitura interpretativa das "Orientações pastorais sobre a Renovação Carismática Católica" à luz da teoria da religião.Sélcio de Souza Silva - 2007 - Horizonte 6 (11):53-70.
    Resumo Com base na teoria da religião, qual seja, de que a religião ou o trabalho religioso, desenvolvido pelos profissionais especializados e investidos do poder institucional, deve sempre responder às eventuais dificuldades, instabilidades ou ameaças contextuais que se instauram no campo religioso, pretenderemos evidenciar, neste artigo, a natureza particular dos interesses religiosos e a forma legitimadora no estabelecimento de suas funções na elaboração de diretrizes e normalizações da Igreja Católica. No firme propósito de coibir algumas práticas e fazer com (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    Uma perspectiva nietzschiana sobre liberdade e necessidade.Miguel Angel de Barrenechea - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (3):100-125.
    Resumo: Abordamos a interpretação nietzschiana sobre “liberdade” e “necessidade” e como o filósofo contesta noções da tradição, vinculadas a essa problemática: “causa e efeito”, “sujeito”, “vontade”, etc. Ele assinala como esses conceitos seriam construtos antropomórficos que não conseguem desvendar as ações geridas apenas pela dinâmica da vontade de potência. Mostramos que Nietzsche, mesmo com sua crítica aos conceitos da tradição, continua empregando noções como “fatalidade”, “necessidade”, que parecem reeditar uma conceituação antropomórfica. Indicamos como ele ultrapassa objeções passíveis de serem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre o papel do corpo e a tese da mente estendida.Débora Vieira Machado, Thiago Januario Lisbôa & Zena Eisenberg - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação entre a tese da mente estendida e do papel do corpo no uso das estratégias de aprendizagem. Nas discussões, tecemos algumas possíveis interseções entre a teoria das estratégias de aprendizagem com a tese da mente estendida de Andy Clark e David Chalmers e o papel do corpo. Em um primeiro momento, apresentamos a teoria das estratégias de aprendizagem. Em seguida, fizemos uma breve exposição da teoria da mente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    Jürgen Habermas: Uma Teoria Da Comunicação Humana.Flavio Beno Siebeneichler - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5:8-26.
    A comunicação pretende chamar a atenção para pontos fundamentais da teoria do agir comunicativo, de Jürgen Habermas, que está centrada na comunicação e na vulnerabilidade humana que é fruto da própria comunicação. Será utilizada uma estratégia de exposição dividida em três etapas: A primeira etapa terá duas séries de observações gerais sobre a vida e a obra de Habermas. Na segunda etapa o texto é concentrado em dois pontos de extrema relevância na teoria do agir comunicativo: aa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Emoções corporificadas: uma perspectiva sistêmica sobre estados emocionais.Matheus de Mesquita Silveira - 2019 - Sofia 8 (1):236-263.
    A tese principal deste artigo é que emoções são parcialmente constituídas por estados corporais. No centro da discussão está a tradição James-Lange e serão estabelecidas duas premissas para identificar as abordagens mais relevantes acerca desse ponto: a Premissa de James, que será investigada a partir do trabalho do próprio autor; e a Premissa de Lange, que será investigada a partir do trabalho de Prinz. Embora se inscreva na mesma tradição, a perspectiva apresentada neste artigo diverge de ambas posições ao defender (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  26
    Uma Solução Cética para o Problema do Mundo Exterior.Plinio Junqueira Smith - 1999 - Discurso 30:159-196.
    A filosofia identifica duas teses banais sobre as coisas que todos parecemos sustentar: a de que percebemos coisas e a de que essas coisas percebidas existem realmente. Em seguida, a filosofia, ao interpretá-las de maneira rigorosa e ao julgar ver uma contradição entre elas, procurou melhorar esse esquema, substituindo a tese banal (já interpretada pela filosofia) da percepção imediata pela tese da percepção mediata das coisas, sem contudo lograr seu objetivo. Nova tentativa é feita pela filosofia ao substituir a (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  21
    Outros Quixotes - notas sobre o discurso em Cervantes e Borges.Newton de Castro Pontes & Edson Soares Martins - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):107-126.
    RESUMO O presente artigo parte de várias considerações de Bakhtin a respeito do discurso romanesco a fim de compreender alguns aspectos discursivos do Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Procede-se, então, a uma comparação com o discurso de outra obra que reproduz parcialmente o Dom Quixote: o conto Pierre Menard, autor do Quixote, de Jorge Luis Borges. Por fim, discute-se brevemente o problema da quase ausência do Dom Quixote nas discussões de Bakhtin sobre o romance, apresentando-se a hipótese de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  20
    Que Têmis possa performar: por uma teoria expansiva do “humano” no Direito.Camilla de Magalhães Gomes - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e32766.
    Guiado pelas teorias da decolonialidade e da performatividade, este artigo pretende discutir as possibilidades de uma teoria do humano no Direito que seja expansiva, rompendo com as leituras cis-heteronormativas e brancas das teorias dominantes sobre Direito e Justiça. Para isso, realiza duas tarefas: primeiro, toma as teorias sobre sexo, gênero e raça como linguagens atribuídas a corpos para usar o corpo como categoria jurídica de análise e, com esse corpo, aprendendo com as travestilidades, compreender o humano como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. A utopia da unidade e uma nova interpretação através da fraternidade universal na vida, no pensamento e no carisma de Chiara Lubich.Silvestre Ourives Marques, Pedro Vistas & Miguel Oliveira Panão - 2017 - In Silvestre Ourives Marques, Miguel Oliveira Panão & Pedro Vistas (eds.), Ética relacional: um caminho de sabedoria. Lisboa: Universidade Católica Editora.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. O que Elisabeth da Bohemia perguntou a Descartes? Uma proposta de leitura da carta que inaugura a Correspondência.Katarina Peixoto - 2021 - Seiscentos 1 (1):91-108.
    Em maio de 1643, Elisabeth da Bohemia endereçou uma questão a Descartes que inaugurou uma Correspondência de seis anos, até a morte do filósofo. Ele dedica à Princesa o seu trabalho de maturidade metafísica (Princípios de Filosofia Primeira, 1644) e redige Paixões da Alma (1649) como um dos resultados do diálogo com a filósofa. O silenciamento dos últimos cem anos de historiografia sobre o legado de Elisabeth da Bohemia nesta troca epistolar causou distorções e, em alguns casos, lastreou o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    Algumas concepções sobre o fracasso escolar no Brasil.Marília Villela de Oliveira - 2008 - Educação E Filosofia 13 (26):7-20.
    Resumo: Nosso objetivo é apontar alguns dos vários mascaramentos presentes nas concepções sobre o fracasso escolar e, atualmente, no discurso do "respeito à diversidade". A luta contra o fracasso escolar tem-se pautado no respeito às diferenças culturais presentes na mesma organização social, mas essa concepção, se simplificada ou fragmentada, pôe em risco as possibilidades reais de criação de novas formas de organisação social e escolar. O processo de globalização econômica e a tendência a possibilidades de homogeneização cultural podem ampliara (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    Boécio de dácia sobre O Bem supremo.Luis A. De Boni - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (163):559-563.
    Para toda a espécie de ente existe um supremo bem possível. Como o homem também é ente de uma certa espécie, deve haver também um certo bem supremo que lhe seja possível. Não me refiro ao bem supremo em sentido absoluto, mas o supremo bem para o homem, visto que os bens possíveis ao homem têm um fim e não procedem ao infinito. Investiguemos pela razão qual seja este supremo que é possível ao homem. Deve ser ele um bem que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000